Se você tem a impressão que os caminhos estão cada vez mais difíceis, dá uma olhada em algumas dicas que separamos para pensar e executar o seu planejamento de 2025. Afinal, ainda é tempo de ajustar a rota nesse caos:
Marcom – tudo começa aqui
Para isso é preciso lembrar que marketing e comunicação não são áreas separadas e precisam ser compreendidas de forma conjunta. Falei um pouco sobre isso num vídeo que deu início a uma série de dicas para criar boas estratégias para a sua marca e conseguir os resultados esperados. E se eu devesse escolher só uma delas para esse começo de ano seria: não perca o foco dos seus objetivos de negócio e estabeleça boas métricas! Assim, todos os seus desdobramentos táticos vão servir a um mesmo fim.
O PR mais vivo do que nunca
Nossa gerente de comunicação, Pilar Magnavita, deu a letra: uma estratégia de PR bem feita, propicia resultados incríveis, seja para a reputação da marca ou para aumento das suas vendas. Mas, claro, etapas como uma boa apuração do que é – de fato – notícia para a imprensa; identificação das sazonalidades que se conectam com a sua empresa; exercício da criatividade na construção das pautas e uma mensuração eficaz facilitam – e muito – a abordagem aos jornalistas.
Um olhar especial para creators
Cada vez mais as pessoas criadoras de conteúdo têm se tornado parceiras das marcas para desenvolver collabs genuínas, que atraem e envolvem o público. O Marcos Oliveira, analista que manja tudo de influs aqui na Ecomunica, explica que a escolha dos perfis precisa ser meticulosa. Os nomes devem estar de fato conectados aos valores da marca e, principalmente, refletir o desejo da audiência. 2025 pede menos eixo Rio-São Paulo e mais Brasil real.
O público mais importante é exatamente o seu
E falando em realidade, um dos erros mais básicos de grandes empresas é olhar apenas para fora e esquecer quem faz acontecer do lado de dentro. O Artur Scartazzini, meu sócio e grande entusiasta do employer branding, resumiu em três pontos uma estratégia eficaz – e essencial – para a sua comunicação interna: conheça as suas pessoas colaboradoras, estabeleça momento de troca com elas; identifique e trabalhe de forma personalizada cada canal da sua organização, eles são muito valiosos para criar uma cultura forte; e tenha a certeza de que as suas mensagens-chave estão alinhadas às estratégias macro do negócio. Tá vendo como tudo se conecta?